Para conhecer demais iniciativas de conservação e gestão de territórios já certificados como Geoparques Mundiais da Unesco, uma comitiva dos geoparques UFSM, que representam os territórios da Quarta Colônia e Caçapava do Sul, realiza uma visita técnica ao Geoparque Cânions do Sul, localizado entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além da apreciação das paisagens naturais, a visita tem como objetivo promover a troca de saberes científicos e culturais entre as iniciativas.
Nesta segunda (27), a equipe visitou geossítios de Cambará do Sul e o Cânion Fortaleza. O primeiro dia também foi marcado por uma reunião com o Conselho Gestor de Geoparque Cânions do Sul sobre as experiências do processo de conquista da certificação e de gestão institucional.
Temas como desenvolvimento regional, sustentabilidade, parcerias entre agentes públicos e privados para a conservação dos territórias e aproximação à comunidades foram discutidos na ocasião.
Já nesta terça (28), as visitam ocorreram em Torres, litoral gaúcho, e em Praia Grande, município catarinense.
Além de representantes da UFSM, a comitiva tem a participação do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus), das prefeituras de Ivorá, São João do Polêsine, Agudo, Restinga Sêca e Faxinal do Soturno, CRAS Nova Palma e da Emater.
Natureza, ciência e o sobrenatural no pampa de Caçapava do Sul, aspirante a geoparque
O que pode mudar na Quarta Colônia com a certificação de geoparque pela Unesco